OneFit

Novo conceito de Retrofit - OneFit

Is-limiter

Limitador de corrente - Is-limiter

RRP

Relay Retrofit Program - RRP

UFES

Chave de aterrramento ultra rápido - UFES

REA

Proteção contra arco voltaico - REA

Os 7 Passos de um Retrofit

Passo 1

A ABB preocupa-se com as instalações e equipamentos mais antigos e seu correto funcionamento.
Quando se torna economicamente inviável a troca de um equipamento ou instalação por outros novos, a ABB oferece o serviço de Retrofit, que é a modernização planificada de sistemas existentes com componentes mais modernos para recuperar a confiabilidade e a qualidade técnica e econômica da instalação.
É possível aumentar a disponibilidade e a vida útil do painel de média tensão substituindo os modelos antigos de disjuntores pelos modelos que possuem uma tecnologia mais avançada, de acordo com cada aplicação.


Passo 2

Todo o serviço de retrofit é feito mediante Engenharia de Aplicação na identificação do equipamento que melhor se adapta ao recondicionamento, onde é realizado um projeto eletromecânico de adequação.
Mecanicamente, o disjuntor precisa ser adaptado no cubículo ou alvenaria existente, permitir a correta inserção e extração a fim de manter toda a filosofia de intertravamentos mecânicos. Eletricamente, o foco maior fica concentrado no estudo dos campos elétricos para garantir as corretas distâncias isolantes e também a correta adaptação da tomada de comando.
O serviço de retrofit pode ser aplicado em disjuntores, contatores, relés, painéis, chaves seccionadoras, etc.

Passo 3

Medição no campo

Os especialistas da ABB vão até o local onde o equipamento está instalado para realizar um levantamento dimensional e técnico, o que auxilia no desenvolvimento do projeto eletromecânico. Dada as análises e medições, inicia-se a fabricação dos materiais a serem utilizados.



Passo 4

Materiais e Serviços:

A fabricação do carro de inserção e extração do disjuntor é desenvolvida conforme as necessidades de adaptação ao equipamento existente, observando-se os critérios mencionados anteriormente no projeto eletromecânico.
Demais materiais envolvidos na adequação/retrofit são; terminais de cobre como junções prateadas, isoladores suportes em resina epóxi, barras de cobre eletrolítico, sistema mecânicao de bloqueio e inserção, sistema mecânico de desarme ,contato de aterramento, isolação dos terminais entre pólos, placa de característica ,materiais elétricos ( fiação, bornes, anilhas, trilhos, eletrodutos).
Engenharia de projeto, serviço especializado para montagem do retrofit, caderno de desenho contendo informações dimensionais, esquema elétrico do mecanismo de comando, vista frontal e vista lateral.


Passo 5

No retrofit utiliza-se disjuntores de média tensão para uso interno modelo VMAX, VD4 ou VM1 (mecanismo magnético) como meio de extinção a vácuo ou disjuntores modelo HD4 com meio de extinção a gás SF6.
Existem disjuntores disponíveis que possuem tensão nominal variando entre 12 a 40KV, sua corrente nominal que varia de 630A a 5000A e sua corrente de curto circuito 12 ,5KA a 50KA.




Passo 6

Após o trabalho de retrofit, o disjuntor elétrica e mecanicamente adaptado, está pronto para ser utilizado sendo intercambiável com o modelo existente.
Todos os projetos são realizados em conformidade com as normas de segurança do país e com os padrões mundiais da ABB.






Passo 7

As vantagens de um serviço de retrofit:

O retrofit tem vários benefícios, sendo que entre os principais destacam-se o aumento da vida útil e o aumento da confiabilidade no equipamento.
Consegue-se a repotencialização do sistema com redução do risco de falhas do funcionamento.
Redução significativa dos custos de reparo e manutenção.
E analisando economicamente, os investimentos são aproximadamente de 50-80% menores que para uma nova instalação.


Novo Endereço

Senhores, nossa área de Reparos de Relés e Equipamentos de Média Tensão alterou o endereço para envio dos equipamentos para reparo em nosso Laboratório. Segue abaixo o novo endereço:


RAZÃO SOCIAL: ABB LTDA
CGC: 61.074.829/0080-27
I.E.: 336.844.460.112
ENDEREÇO: Avenida Papa João Paulo I, 687
BAIRRO: JARDIM CUMBICA
CIDADE: GUARULHOS, SÃO PAULO
CEP: 07170-350

 



Em caso de dúvidas, entrem em contato com:

GILMAR MENESES, FONE: (11)2432-8343
EMAIL: gilmar.meneses@br.abb.com


Observem que os demais equipamentos, exemplo: RE 500 , IED 670 e Linha Combiflex permanecem no anterior. Para os Reparos nos Relés Substation Automation, contatem o Sr. Adriano Mendes ( 11 2464-8433 ).

Manutenção Preventiva para Relés da linha SPACOM

Relés SPACOM protegendo sistemas de energia em todo o mundo

Desde o lançamento em 1984, os equipamentos de controle e proteção SPACOM são usados para proteção de sistemas de energia e operação confiável desses sistemas em todo o mundo. Embora conhecidos por sua confiabilidade, os dispositivos de proteção eletrônicos estão sujeitos a desgaste ou defeitos. Condições ambientais e físicas severas, como variação de temperatura, umidade, poluição, interferências etc. afetam o desgaste dos componentes eletrônicos, o que aumenta a probabilidade de falha no funcionamento dos relés. Com o compromisso de oferecer suporte, a ABB desenvolveu um conceito de manutenção preventiva para relés SPACOM. O objetivo desse conceito é assegurar que os seus sistemas de energia e os ativos sejam protegidos adequadamente.

Manutenção preventiva

Durante o período de garantia, os serviços e reparos, se necessário, serão cobertos pela garantia de produto do relé. Quando o período de garantia terminar, recomendamos que os relés sejam inspecionados periodicamente e também que seja feita sua manutenção em intervalos regulares para garantir o seu funcionamento correto e a proteção constante. Dependendo do estado dos seus relés de proteção são recomendadas medidas diferentes. A manutenção preventiva programada deverá ser sempre realizada para aumentar a vida útil estimada dos relés e evitar manutenção não planejada. Além da manutenção preventiva programada, é recomendado o teste regular dos relés. A substituição de relés existentes (retrofit) deverá ser considerada nos casos em que novos recursos ou funções de proteção forem necessários ou se os relés estiverem em uso por mais de 30 anos. O retrofit é também recomendado quando o painel de energia principal é renovado. Independente da idade e do status de seus relés de proteção, podemos oferecer uma solução que mantenha seu sistema de energia protegido. Se optar por manutenção preventiva ou retrofit, sempre haverá uma solução da ABB para você.

Fluxo de trabalho em prática

O conceito de manutenção preventiva é composto principalmente de algumas etapas, que servem como guia para realizar as atividades de manutenção com êxito. A coleta de informações sobre a base de relés instalada é sempre o ponto de partida da manutenção preventiva. A tão conhecida auditoria do local pode ter como base a documentação de ativação dos relés, incluindo as informações do tipo de relé, os números de série e registros de manutenção disponíveis ou uma inspeção no local dos relés. Seu representante local da ABB pode também oferecer uma pesquisa no local em uma escala maior, quando necessário.

Com base nas informações recebidas do auditor do local, a ABB prepara a ação a ser tomada e apresenta uma oferta de manutenção preventiva, incluindo os kits de hardware necessários. Após receber a ordem de serviço, a ABB inicia o planejamento e o cronograma da manutenção preventiva com mais detalhes. Durante o trabalho de manutenção real, alguns módulos de hardware de relé são substituídos. Por fim, os relés são testados para assegurar o seu funcionamento correto após a manutenção. A última etapa da manutenção preventiva é documentar o trabalho realizado e fornecer as recomendações relacionadas às medidas de manutenção futuras. Para obter um maior benefício da manutenção preventiva, os usuários são aconselhados a seguir as recomendações de intervalo de serviço dos relés durante a vida útil dos relés SPACOM.

Hardware substituível

Desde o lançamento dos relés SPACOM, a ABB tem reunido informações sobre a operação e a manutenção dos relés provenientes das lojas de reparo e do campo. Com base em informações estatísticas, criamos kits de hardware para a manutenção preventiva dos relés. Os kits contêm módulos de fonte de energia e módulos de relé de saída. O período de garantia de fábrica dos módulos de substituição é de dois anos.

Protegendo o seu investimento

O conceito de manutenção preventiva dos produtos SPACOM proporciona uma solução econômica para estender a vida útil e manter o recurso de proteção dos seus relés. O conceito trará mais flexibilidade aos seus planos de investimento, uma vez que a substituição dos relés existentes pode levar um bom tempo. Os relés SPACOM oferecem proteção confiável a inúmeros sistemas de energia ao redor do mundo. Por isso, por que não usar o conceito de manutenção preventiva da ABB para proteção contínua do seu investimento? Entre em contato com o seu representante local da ABB ou acesse nosso site para obter mais informações.