Os 7 Passos de um Retrofit

Passo 1

A ABB preocupa-se com as instalações e equipamentos mais antigos e seu correto funcionamento.
Quando se torna economicamente inviável a troca de um equipamento ou instalação por outros novos, a ABB oferece o serviço de Retrofit, que é a modernização planificada de sistemas existentes com componentes mais modernos para recuperar a confiabilidade e a qualidade técnica e econômica da instalação.
É possível aumentar a disponibilidade e a vida útil do painel de média tensão substituindo os modelos antigos de disjuntores pelos modelos que possuem uma tecnologia mais avançada, de acordo com cada aplicação.


Passo 2

Todo o serviço de retrofit é feito mediante Engenharia de Aplicação na identificação do equipamento que melhor se adapta ao recondicionamento, onde é realizado um projeto eletromecânico de adequação.
Mecanicamente, o disjuntor precisa ser adaptado no cubículo ou alvenaria existente, permitir a correta inserção e extração a fim de manter toda a filosofia de intertravamentos mecânicos. Eletricamente, o foco maior fica concentrado no estudo dos campos elétricos para garantir as corretas distâncias isolantes e também a correta adaptação da tomada de comando.
O serviço de retrofit pode ser aplicado em disjuntores, contatores, relés, painéis, chaves seccionadoras, etc.

Passo 3

Medição no campo

Os especialistas da ABB vão até o local onde o equipamento está instalado para realizar um levantamento dimensional e técnico, o que auxilia no desenvolvimento do projeto eletromecânico. Dada as análises e medições, inicia-se a fabricação dos materiais a serem utilizados.



Passo 4

Materiais e Serviços:

A fabricação do carro de inserção e extração do disjuntor é desenvolvida conforme as necessidades de adaptação ao equipamento existente, observando-se os critérios mencionados anteriormente no projeto eletromecânico.
Demais materiais envolvidos na adequação/retrofit são; terminais de cobre como junções prateadas, isoladores suportes em resina epóxi, barras de cobre eletrolítico, sistema mecânicao de bloqueio e inserção, sistema mecânico de desarme ,contato de aterramento, isolação dos terminais entre pólos, placa de característica ,materiais elétricos ( fiação, bornes, anilhas, trilhos, eletrodutos).
Engenharia de projeto, serviço especializado para montagem do retrofit, caderno de desenho contendo informações dimensionais, esquema elétrico do mecanismo de comando, vista frontal e vista lateral.


Passo 5

No retrofit utiliza-se disjuntores de média tensão para uso interno modelo VMAX, VD4 ou VM1 (mecanismo magnético) como meio de extinção a vácuo ou disjuntores modelo HD4 com meio de extinção a gás SF6.
Existem disjuntores disponíveis que possuem tensão nominal variando entre 12 a 40KV, sua corrente nominal que varia de 630A a 5000A e sua corrente de curto circuito 12 ,5KA a 50KA.




Passo 6

Após o trabalho de retrofit, o disjuntor elétrica e mecanicamente adaptado, está pronto para ser utilizado sendo intercambiável com o modelo existente.
Todos os projetos são realizados em conformidade com as normas de segurança do país e com os padrões mundiais da ABB.






Passo 7

As vantagens de um serviço de retrofit:

O retrofit tem vários benefícios, sendo que entre os principais destacam-se o aumento da vida útil e o aumento da confiabilidade no equipamento.
Consegue-se a repotencialização do sistema com redução do risco de falhas do funcionamento.
Redução significativa dos custos de reparo e manutenção.
E analisando economicamente, os investimentos são aproximadamente de 50-80% menores que para uma nova instalação.


Um comentário:

  1. Após o retrofit, como é feita a recertificação dos painéis que foram modificados?

    ResponderExcluir