Conheça nosso Is-limiter

Is-limiter

O aparelho de corte mais rápido do mundo

• Reduz os custos das instalações
• Resolve problemas de curto-circuito em instalações novas e em instalações ampliadas
• A melhor solução para a ligação entre quadros e sistemas elétricos
• Na maioria dos casos é a única solução técnica
• Testado e comprovado em milhares de instalações
• Utilizado em todo o mundo
• A corrente máxima assimétrica de curto-circuito nunca é atingida
• A corrente de curto-circuito é limitada durante o primeiro quarto de ciclo.



A função do Is-limiter

A crescente procura de energia a nível mundial requer transformadores e geradores mais potentes ou suplementares,e uma ligação mais forte entre as redes de distribuição individuais.
Essa circunstância pode levar a correntes de curto-circuito com valores superiores aos permitidos para o equipamento, destruindo assim por efeito dinâmico ou térmico, peças do equipamento. Na maioria dos casos, a substituição dos quadros elétricos e cabos existentes, por equipamento novo que suporte os novos valores de corrente de curto-circuito é tecnicamente impossível ou inadequado para o utilizador. A utilização do Is-limiter reduz a corrente de curto-circuito em sistemas novos e ampliações de sistemas existentes, diminuindo os custos.
Os disjuntores não proporcionam qualquer proteção contra correntes máximas assimétricas de curto-circuito excessivamente elevadas porque são muito lentos. Somente o Is-limiter é capaz de detectar e limitar uma corrente de curto-circuito quando da primeira subida, ou seja, em menos de 1 ms.
O valor instantâneo máximo de corrente que ocorre mantém-se muito abaixo do valor da corrente máxima assimétrica de curto-circuito. Comparativamente a soluções convencionais complexas, o Is-limiter apresenta vantagens técnicas e econômicas quando utilizado na alimentação dos transformadores ou geradores, em ligações dos quadros elétricos e ligado em paralelo om reatâncias.
O Is-limiter é a todos os níveis, é o aparelho de corte ideal para resolver os problemas de curto-circuito de quadros elétricos e instalações em centrais elétricas, na indústria pesada e em empresas produtoras e distribuidoras de energia.

Funcionamento do Is-limiter

O Is-limiter é constituído em princípio por um interruptor extremamente rápido, capaz de conduzir uma corrente nominal elevada mas tendo uma capacidade de corte baixa, e um fusível de alta capacidade de corte disposto em paralelo. Para conseguir o tempo curto de abertura desejado, é utilizado um pequeno detonador como acumulador de energia para abertura do interruptor (condutor principal). Depois de aberto o condutor principal, a corrente continua a circular pelo fusível paralelo, onde é limitada até 0.5 ms e finalmente interrompida na passagem seguinte da tensão por zero.
A corrente que circula pelo Is-limiter é monitorizada por um dispositivo eletrônico de medição e disparo. Logo aquando da primeira subida de uma corrente de curto-circuito, este dispositivo decide se é necessário o disparo do Is-limiter. Para tomar esta decisão, a corrente instantânea e a taxa de subida da corrente no is-limiter são constantemente medidas e avaliadas.
Quando os respectivos valores nominais são atingidos ou ultrapassados em simultâneo, o Is-limiter dispara. As três fases trabalham de forma independente umas das outras.
A condução sem perdas de uma corrente de serviço elevada por um lado e a limitação da corrente de curto-circuito quando da primeira subida da corrente por outro são possíveis devido à distribuição destas duas funções do Is-limiter por dois condutores.
Comparativamente às reatâncias, o Is-limiter evita quedas de tensão e não contribui para a corrente máxima assimétrica de curto-circuito.

Unidade de alimentação

Uma tensão contínua de 150 V gerada na unidade de alimentação é utilizada como a tensão de carga dos condensadores de disparo e, ao mesmo tempo, como a tensão de alimentação dos componentes eletrônicos.
Caso seja necessário, a tensão de alimentação é dividida e estabilizada dentro das unidades individuais. Um módulo de controle na unidade de alimentação monitoriza constantemente as funções mais importantes das três unidades de disparo.

Unidade de disparo

A corrente fornecida pelos transformadores de disparo para as fases correspondentes é monitorizada nas unidades de disparo. As três unidades de disparo trabalham de forma independente umas das outras.
A velocidade de subida da corrente e o valor instantâneo da corrente são utilizados como critérios para o disparo. Ambas as variáveis são convertidas em tensões proporcionais e transmitidas a um elemento eletrônico de medição através de portas lógicas. Esse elemento eletrônico emite um sinal de saída quando a velocidade de subida da corrente e o valor instantâneo da corrente tiverem ambos atingidos em simultâneo o valor de resposta do elemento de medição. O sinal de saída proveniente do elemento de medição ativa então um tiristor, que descarrega um condensador através do transformador de impulsos instalado no suporte das unidades limitadoras para o detonador.
Simultaneamente, esta descarga ativa o respectivo relé basculante “Limitador IS atuou“ na unidade de sinalização.

Aplicações

Is-limiter em ligações do sistema

O Is-limiter são frequentemente é utilizado em ligações entre quadros elétricos ou em secções de quadros elétricos que não suportariam as correntes de curto-circuito se fossem protegidos apenas por um disjuntor. Cada seção do quadro elétrico deverá ter pelo menos uma entrada de alimentação, de modo a poder manter a alimentação de cada seção do sistema após o disparo do Is-limiter.
Há um grande número de vantagens para a operação em condições normais de secções do quadro elétrico ligadas, por Is-limiter:

• Redução da impedância de rede em série. A queda de tensão resultante de elevações bruscas de carga (por exemplo, arranque de motores) pode ser significativamente reduzida.
• Melhoria da distribuição da carga nos transformadores de alimentação.
• As perdas dependentes da carga dos transformadores de alimentação são reduzidas.
• Aumento da segurança da alimentação. Em caso de avaria de um dos transformadores de alimentação, a carga é assumida pelos outros transformadores de alimentação sem interrupção da corrente. Economiza-se na aquisição de uma nova instalação de comutação/ quadro elétrico com maior capacidade de resistência aos curtos-circuitos.
Se ocorrer um curto-circuito dentro de um quadro elétrico ou numa saída, o Is-limiter dispara assim que a corrente de curto-circuito sobe e divide o quadro elétrico (barramento) em duas secções antes da corrente instantânea atingir um valor inadmissível. Após o disparo do Is-limiter, o curto-circuito só é alimentado pelo transformador na parte do quadro elétrico atingida pelo curto-circuito. A corrente de curto-circuito é então interrompida seletivamente pelo disjuntor.
Uma vantagem assinalável da utilização de um Is-limiter é que a tensão na parte do quadro elétrico não atingida pelo curto-circuito só desce durante uma fração de um milissegundo, pelo que mesmo os consumidores sensíveis (por exemplo, computadores) permanecem protegidos de descidas na tensão do sistema.
Por esta razão, o Is-limiter também pode ser utilizado perfeitamente como um aparelho de corte seguro entre quadros elétricos/instalações ou secções de quadros elétricos/instalações “não protegidas” e “protegidas”.

Um comentário: